Contrato garante conforto e segurança, mas expõe gastos com recursos públicos pouco visíveis à sociedade.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) firmou um contrato de aproximadamente R$ 1,5 milhão para os próximos dois anos para construir e manter uma sala VIP exclusiva para seus 27 ministros no Aeroporto Internacional de Brasília. A justificativa oficial é reforçar a segurança e evitar aproximações indesejadas durante embarques e desembarques.
O espaço terá 44 metros quadrados, com piso de granito, paredes de gesso, copa e banheiros privados. O aluguel mensal está estimado em R$ 30 mil, com acréscimo de R$ 2,6 mil relativos ao rateio das despesas do terminal. A obra de adaptação está orçada em R$ 85 mil e deve ser concluída em breve. Além disso, o contrato prevê atendimento personalizado no aeroporto, com um funcionário por vez, e transporte executivo para o embarque direto, inclusive para viagens sem finalidade profissional.
Segundo o Tribunal, a contratação sem licitação seguiu os trâmites permitidos por lei e usou uma empresa já familiarizada com serviços semelhantes no aeroporto. Os mesmos argumentos de segurança justificaram medidas similares adotadas por outras cortes, como STF e STJ.
Esses gastos têm caráter contínuo e estruturado — não são pontuais nem emergenciais. Ainda que estejam respaldados legalmente, a contratação levanta questões sobre sua pertinência, principalmente diante das pressões por eficiência e prioridade na aplicação dos recursos públicos. É legítimo perguntar: até que ponto gastos estruturais desse tipo representam alocação eficiente e equilibrada dos recursos públicos?
Se você não concorda com situações como essa, lute com a gente por um país com mais igualdade de oportunidades, sem privilégios para poucos. Assine nosso manifesto!
